O site “Projeto Filos” dedica-se a disseminar o pensamento Evolutivo, e tem como missão principal apresentar conceitos e descobertas da área da Biologia através de textos e vídeos acessíveis ao público geral.

Nossa equipe é formada por professores, jovens pesquisadores e alunos de Pós-Graduação que tratam no seu dia-a-dia de questões referentes aos padrões e processos evolutivos responsáveis pela expansão da vida na Terra, um tema amplo e fascinante da Biologia Evolutiva.

A divulgação do conhecimento científico tem como maior desafio despertar o interesse do público para os conceitos, muitas vezes abstratos, produzidos dentro dos laboratórios, sem perder o rigor científico e a veracidade da informação. Nossa intenção principal é, portanto, oferecer textos que sejam acessíveis a todos os nossos leitores potenciais e que, ao mesmo tempo, mantenham intactos os elementos mais relevantes da descoberta em questão. Também temos como objetivo neste processo valorizar o conhecimento biológico produzido nas instituições brasileiras e que encontram respaldo internacional.

Por fim, acreditamos que a divulgação de conceitos próprios à área facilita o entendimento geral da Teoria da Evolução, ainda pouco compreendida e muitas vezes mal interpretada. Queremos, dessa forma, contribuir para o esforço global de combate à desinformação científica que vem crescendo de forma alarmante nos últimos anos graças às redes sociais.

Equipe Projeto Filos

Foto de capa: Crânio do Tapuiasaurus macedoi – Laboratório de Paleontologia do Museu de Zoologia da USP. Alberto B. Carvalho