Por Ana Bottallo e Luis Henrique Bio

Se você foi criança ou adolescente nos anos 90, certamente jogou ou pelo menos ouviu falar sobre os jogos do Sonic, o ouriço azul super veloz, mascote da Sega. Mas antes de falar sobre ele, precisamos conversar um pouco sobre um problema que vem ocorrendo com o ouriço de carne e osso.

Muito popular por sua aparência “fofa”, o porco-espinho ou hedgehog (pronuncia-se “rédijerrogue”) tem enfrentado nos últimos 50 anos um declínio populacional intenso que, se não for freado, poderá levar ao quase desaparecimento desse animal no Reino Unido. Antes, a população de hedgehogs na Inglaterra era de 30 milhões de indivíduos. Atualmente, o último levantamento populacional[1] estimou apenas 1 milhão de indivíduos – isso contando as áreas florestadas.

Erinaceus europaeus. Foto: saga.co.uk

O hedgehog europeu (Erinaceus europaeus) é um animal noturno, que chega a até 24cm de comprimento, pesando em geral 780g. Ele alimenta-se principalmente de insetos, mas pode consumir também frutas silvestres, sementes, minhocas, pequenos caracóis, cascas de ovos e até pequenos répteis e anfíbios. Pertence à família Erinaceidae que, junto com as toupeiras (família Talpidae) e os musaranhos (família Soricidae) formam o grupo Eulipotyphla. A característica mais marcante dos erinaceídeos é a presença de espinhos (que são na verdade pelos modificados) ao redor de todo o corpo – menos a barriga – que são eriçados quando o animal se sente ameaçado. O mecanismo de defesa dos ouriços ou porcos-espinhos é se enrolar igual a uma bola, deixando a região que não contém espinhos (barriga) protegida.

Embora na IUCN Red List[2] o E. europaeus seja classificado como pouco preocupante, os hedgehogs enfrentam um declínio alarmante no Reino Unido devido, principalmente, à perda e fragmentação do habitat (dados de 2018 segundo o relatório State of Britain’s Hedgehogs[3]). Segundo os grupos de conservação, a queda foi mais acentuada nas áreas rurais, mas o desaparecimento do porco-espinho ocorreu também nas áreas urbanas, onde antes eles eram frequentemente avistados em jardins e parques.

Semana Nacional de Conscientização do Porco-espinho

Tendo isso em vista, o governo britânico através de seu órgão de conservação e organizações não-governamentais, como a People’s Trust for Endangered Species (PTES[4] – Fundo Pessoal para Espécies Ameaçadas, em tradução livre) passaram a adotar diversas medidas de proteção para evitar o desaparecimento dos porcos-espinhos no Reino Unido. Uma dessas medidas foi a implementação de uma “Semana Nacional de Conscientização do Porco-Espinho”[5], organizada pela Sociedade Britânica pela Preservação do Porco-espinho (BHPS, na sigla em inglês). Durante essa semana, diversas atividades são realizadas por toda ilha para conscientizar a população da importância de preservar áreas naturais, de não agredir ou matar os porcos-espinhos e ainda para levantar doações que ajudem na causa para a proteção. Esse ano, a semana começou no dia 6 e vai até 12 de maio.

Erinaceus europaeus. Foto: Wikimedia Commons.

Outra medida adotada pelo governo foi a criação e preservação das linhas de vegetação nativa onde os porcos-espinhos forrageiam, ou seja, se alimentam, dormem e se relacionam com os demais indivíduos. Essa vegetação tem o nome em inglês de hedge – daí vem o nome popular do porco-espinho, hedgehog. Sem essas linhas de vegetação, os porcos-espinhos não só não conseguem obter alimento como também perdem seu lugar de proteção quando dormem, ficando expostos a predadores.

Atualmente, além da atuação da BHPS, outras entidades envolvidas no monitoramento da população de porcos-espinhos no Reino Unido são o Fundo Britânico de Ornitologia (BTO) e os relatórios da PTES “Mamíferos nas Estradas” e “Vivendo com Mamíferos”[6].

O fenômeno do Sonic

 

Tela Inicial do game clássico – sonic.wikia.com

Quem pensa em um porco-espinho – e viveu o início da Era dos Games, com o lançamento da SEGA, no início da década de 90 – automaticamente pensa no Sonic®. Criado em 1991 pela Sega para concorrer com a mascote Mario, da rival Nintendo, Sonic é um ouriço super veloz que tem como missão combater o Dr. Eggman (ou Robotnik, para os mais íntimos), impedindo que ele domine o mundo – retratado em fases que vão desde a natureza em forma pura, passando pela antiguidade e chegando até grandes labirintos industriais e futuristas – isso só para traçar um panorama geral.

Desde sua estreia como jogo de plataforma, sendo essa até hoje a forma clássica como Sonic é lembrado, a franquia de jogos da série já vendeu mais de 80 milhões de cópias – com direito a trilha sonora composta por ninguém menos que Michael Jackson para o game Sonic The Hedgehog 3, do Mega Drive.

O Sonic em seu design atual – pushsquare.com

E a gama de personagens não se limita somente ao ouriço e seu rival “humano”. Em nomes populares, temos a raposa Tails (o mais conhecido dos aliados de Sonic), a équidna Knuckles, além de crocodilos, tatus, gatos, camaleões, morcegos, e outros animais.

A franquia conta com uma gama de personagens inspirados em animais reais. – wired.co.uk

Entre as habilidades do ouriço (muitas vezes chamado de porco-espinho) estão, além da super velocidade, a capacidade de saltar grandes alturas, bem como o ganho de velocidade através da propulsão, um giro em cambalhota com o próprio corpo sem sair do lugar, o que permite ao jogador correr por grande parte da fase sem parar, mais ou menos como um clássico carrinho de fricção.

Além dos games, Sonic também está presente nos quadrinhos, em desenhos animados, e tem um filme previsto para chegar às telonas em 2019, além de novos jogos com lançamento previsto ainda em 2018. Para se ter uma ideia, até um tênis inspirado no personagem está sendo desenvolvido pela Puma, e deve chegar ao mercado internacional em junho.

Tênis desenvolvido pela Puma em parceria com a Sega, inspirado no personagem. – blogtectoy.com.br

É, parece que a velocidade do ouriço ainda vai muito longe, e espera-se que o ouriço “real” também! Por falar nele…

O gene hedgehog

Não é apenas para estudos de conservação que o hedgehog é considerado um animal emblemático. Sua importância influenciou também os estudos de genética. No final da década de 70, os pesquisadores alemães Eric Wieschaus e Christiane Nüsslein-Volhard publicaram um estudo com moscas-de-frutas (Drosophila melanogaster) onde identificaram os genes hedgehog. Os genes hedgehog[7] (também referidos como hh) são responsáveis por controlar o padrão de segmentação nos embriões. São esses genes que determinam, por exemplo, que um braço deve “crescer” na posição entre o nosso ombro e nossa axila. O nome hedgehog foi dado pois, quando o gene apresenta uma mutação, no caso das moscas-da-fruta, o embrião nasce coberto de dentículos, que lembram um porco-espinho. Quase 20 anos depois, em 1995, os dois pesquisadores, junto ao biólogo do desenvolvimento Edward B. Lewis, receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por terem identificado e mapeado esses importantes genes.

Figura 7. Reconstrução tridimensional do gene Sonic hedgehog. Foto: Wikipedia.

E não parou por aí. Os genes hedgehog conhecidos são três: desert hedhehog, indian hedgehog e sonic hedgehog. Os dois primeiros foram os primeiros a serem descobertos, e receberam seus nomes a partir de espécies de porcos-espinhos. Já o último, como você pode ter imaginado, foi nomeado a partir do nosso porco-espinho preferido, o Sonic. Vale ressaltar que a descoberta dos genes hedgehog foi fundamental para o avanço da Biologia do Desenvolvimento e Genética, e contribuiu também para a determinação do padrão de ausência de membros das serpentes. Mas esse assunto fica para um próximo tema do Filos…

Se depender do Sonic, a popularidade do ouriço-europeu vai continuar correndo em super velocidade. Mas, não podemos deixar de pensar na proteção e conservação das espécies e também de seus habitats naturais!

Saiba mais sobre a conservação do porco-espinho:

[1] http://www.bbc.com/news/science-environment-42959766

[2] http://www.iucnredlist.org/details/29650/0

[3] https://www.britishhedgehogs.org.uk/pdf/sobh-2018.pdf

[4] https://ptes.org

[5] https://www.britishhedgehogs.org.uk/hedgehog-awareness-week-runs-6th-12th-may-2018/

[6] https://en.wikipedia.org/wiki/European_hedgehog

Saiba mais sobre o Sonic:

[7] https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonic_hedgehog

www.powersonic.com.br

http://blogtectoy.com.br

sonic.wikia.com

Foto de Capa: sonic.wikia/ Erinaceus europaeus – Twitter/WildlifeOrphanage