Equipe Filos

Ana Bottallo de Aguiar Quadros

Possui graduação em Ciências Biológicas (2011) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Botucatu, mestrado em Zoologia pelo Museu de Zoologia da USP (2015) e atualmente desenvolve seu projeto de Doutorado também no Museu de Zoologia com o tema “Origem e Diversificação dos Elapídeos (Squamata, Serpentes) com ênfase no Registro Fóssil”. Suas áreas de atuação são a Paleontologia de Vertebrados, Evolução de Squamata e Sistemática Filogenética. É Editora Chefe do site Filos.

Hussam Zaher

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1989), mestrado em “Évolution des Vertebrés” pela Université Paris VII – Pierre et Marie Curie (1990), doutorado em Systématique et Évolution pelo Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris (1994) e pós-doutorado pelo American Museum of Natural History de Nova York (1998) e Museu Nacional do Rio de Janeiro (1997). Obteve a sua Livre-Docência em 2004, pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular do Museu de Zoologia, onde atua como curador das coleções de Herpetologia e Paleontologia e orienta nos Programas de Pós-Graduação em Zoologia da USP e da UNESP-Rio Claro. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Paleontologia, com ênfase na sistemática e nos padrões evolutivos dos répteis. Dedica-se especialmente ao estudo da origem e evolução das serpentes.

Alberto B. Carvalho

Biólogo, Especialista em Pesquisa do Museu de Zoologia da USP. Doutor em Zoologia pela USP, atua como técnico no Laboratório de Paleontologia, Gerente da Coleção de Paleontologia do MZUSP e no gerenciamento e operação do Laboratório de Microtomografia Computadorizada da USP. Sua linha de trabalho está voltada para coleta, preparação e curadoria de vertebrados fósseis e aplicação de tecnologias não-invasivas para análises em Zoologia. É Editor Sênior do site Filos.

André Gustavo da Silva Cattaruzzi

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, desenvolveu como projeto de Conclusão de Curso um estudo osteológico de Mesossaurídeos intitulado “Redescrição Anatômica de Stereosternum tumidum Cope 1886 (Reptilia: Mesosauridae) com Auxílio de Tomografia Computadorizada de Alta Definição”. Suas áreas de atuação envolvem a Paleontologia de Vertebrados (com ênfase em amniotas do Permiano) e Sistemática Filogenética. É Editor de Notícias do site Filos.

Bruno Albert Navarro

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho. Atualmente desenvolve seu projeto de Mestrado em Zoologia no laboratório de Paleontologia do Museu de Zoologia da USP com o tema “ Anatomia, filogenia e taxonomia de materiais pós-cranianos de Titanosauria (Sauropoda, Titanosauriformes) da Formação Quiricó, Eocretáceo da Bacia Sanfranciscana, Estado de Minas Gerais”. Sua área de atuação inclui a Paleontologia de Vertebrados, com ênfase na Anatomia, Sistemática Filogenética, Taxonomia e Paleoecologia de titanossauros. É Editor de Arte e responsável pelos Infográficos do site Filos.

Bruno Gonçalves Augusta

Mestrado em Zoologia pelo Museu de Zoologia da USP, atualmente desenvolve seu projeto de Doutorado no Instituto de Biociências da USP com o tema “Análise morfológica e filogenia do clado Mosasauria (Lepidosauria, Squamata) e suas implicações para a evolução de Anguimorpha”. Suas áreas de atuação são a Paleontologia de Vertebrados, Ontogenia, Morfometria e Evolução de Répteis. É Editor de Notícias do site Filos.

Daniella Pereira Fagundes de França

Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre. Atualmente, desenvolve seu projeto de Doutorado em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Rio Claro, no laboratório de Herpetologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), com o tema “Filogenia e Revisão Taxonômica do gênero Apostolepis (Serpentes, Dipsadidae, Xenodontinae, Elapomorphini)”. Suas áreas de atuação são Ecologia e História Natural de répteis (incluindo as aves) e anfíbios brasileiros, além de Sistemática Filogenética e Taxonomia de Serpentes Neotropicais. É Editora de Imagens do site Filos.

Gabriela Sobral

Doutora em Paleontologia pela Humboldt-Universität zu Berlin e pelo Museum für Naturkunde Berlin. Atualmente é pós-doutoranda no laboratório de Herpetologia do Museu de Zoologia da USP e pesquisa o desenvolvimento embrionário da caixa craniana de jacarés. Suas áreas de atuação incluem a Paleontologia de Vertebrados, Anatomia da Caixa Craniana e do Ouvido Interno, Evolução de répteis do grupo Diapsida com ênfase em Archosauria, e Tomografia Computadorizada.

Luis Henrique Bio

Jornalista, formado pela Universidade Paulista. Trabalhou em agência atuando no segmento de mídias sociais e redação para o meio empresarial. Fazendo Jus ao nome, acabou unindo-se aos biólogos no Museu de Zoologia da USP onde desenvolve um trabalho de digitalização da coleção de Herpetologia. É Editor Adjunto e Editor de Cultura Pop do site Filos.

Natália Rizzo Friol

Mestre em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente desenvolve seu projeto de Doutorado em Zoologia no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP) com o tema “Revisão taxonômica e filogenia das espécies sul-americanas da família Chelidae (Testudines, Pleurodira)”. Suas áreas de atuação incluem a Taxonomia, Filogenia e Anatomia Comparada dos quelônios de água doce. É Editora de Imagens do site Filos.

Wellton Enishi

Biólogo formado pela Universidade do Grande ABC. Já trabalhou em diversos projetos de divulgação científica e divulgação do pensamento crítico. Atualmente, trabalha nas coleções dos laboratórios de Herpetologia e Paleontologia do Museu de Zoologia da USP e é colaborador do site Universo Racionalista e da página Ceticismo. É Editor Adjunto e Editor de Redes Sociais do site Filos.